Edifício
Outrora uma praça viva e barulhenta, lugar para o comércio de legumes e outras coisas coloridas, o Campo das Cebolas é hoje uma praça histórica e turística que ganhou um sentido nevrálgico na cidade de Lisboa. A dois minutos do terminal dos cruzeiros, as janelas deste edifício contemplam a partida e chegada dos barcos e o som das gaivotas costeiras. Prevê-se uma reabilitação de grande profundidade, dada a descaracterização do edifício e a necessidade de lhe conferir níveis de segurança e conforto que se exigem a uma localização como esta.
Reabilitação e desenvolvimento
- O projecto foi iniciado em Maio de 2018 e, após uma longa fase de projeto e licenciamento, a obra teve início em 2022.
- O edifício, no centro histórico da cidade, é uma vítima interessante do tempo, que tratou de o alterar de tal forma que a sua identidade original, organização e estrutura são hoje uma miragem.
- A obra de reabilitação será profunda, nos planos arquitectónico, construtivo e histórico. Exige-se que a intervenção seja estrutural em todas as valências funcionais do edifício, e que o projecto de arquitectura reconstrua uma ideia de edifício central, com responsabilidades urbanas, comerciais, sociais.
- O projeto prevê a criação de um apart-hotel constituido por apartamentos desde estúdio a 2+1 quartos, com vistas tanto para o Campo das Cebolas como para o Largo Marquês de Lavradio, que introduz o coração de Alfama.